Cartéis

Em 1964, no Ato da Fundação da Escola freudiana de Paris, Lacan propõe um novo dispositivo cuja finalidade seria promover avanços na transmissão da Psicanálise. Anunciou, então, o dispositivo de cartel, com as seguintes palavras:

“Aqueles que vierem a esta Escola se comprometerão a realizar uma tarefa submetida a um controle interno e externo: os que assim se comprometerem podem estar seguros de que nada se economizará para que tudo o que façam de valor tenha a difusão merecida no local mais conveniente. Para a execução desse trabalho adotaremos o princípio de uma elaboração sustentada dentro de um pequeno grupo: cada um deles se comporá de pelo menos três pessoas e de no máximo cinco, sendo quatro o tamanho ideal. No grupo haverá sempre Mais-Um (+1), encarregado da seleção, da discussão e da saída a dar ao trabalho de cada um.”

O cartel é regido por uma lógica diferente de todo e qualquer grupo de estudo, seja ele grande ou pequeno. É um dispositivo de trabalho com o saber inconsciente, formado por quatro pessoas que se escolhem entre si e, ao se reunirem, convida um quinto membro para ocupar o lugar do Mais-Um (+1). Essa é a inovação lacaniana do cartel: no momento dessa escolha, o Mais-Um, ao ser designado para ocupar esse lugar, tem a função de não ocupar a posição esperada do líder, nem a do Sujeito suposto Saber, tampouco a do analista. O Mais-Um é um membro do cartel que deve trabalhar produzir e se responsabilizar por pontuar e sustentar a inconsistência do Outro.

Cartéis em funcionamento

Matema : Mais-Um: Fabio Borges

Cartelizantes: Maria Auxiliadora Bahia; Regina Beatriz; Yáskara Sotero; Ida Amaral Brant Machado

Psicanálise e Poesia : Mais-Um: Jonas Samúdio