Tema de Estudo

TEMA DE ESTUDO FREUD LACAN 2020 : FEMININO -  APROXIMAÇÕES

 

"Não quero a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."

Clarice Lispector

Nosso tema de estudos em 2020 é : Feminino – aproximações. Tal escolha diz respeito ao manejo da clínica, que ganha uma nova feição a partir desta ótica. Para a Psicanálise, o feminino é impasse e também possibilidade. O impasse foi apontado por Freud em Análise terminável e interminável ao falar do intransponível rochedo da castração nas análises de mulheres e de homens. Já a possibilidade se faz explícita a partir de Lacan ao apresentar o discurso do analista, em oposição ao de mestria, que coloca em movimento o dispositivo analítico.

Olhar o mundo a partir do feminino também é fundamental para se refletir sobre as questões sociais, num momento em que a busca ilusória de certezas fálicas se mostra tão incisiva na cultura contemporânea. O gozo feminino, inscrito no campo do não saber, do não todo fálico, nos traz a possibilidade de repensar o sujeito e a cultura a partir de outro viés, como algumas produções no campo da arte podem nos mostrar.