Seminários

A EFBH/iepsi oferece seminários que são importantes na formação permanente em psicanálise.

Como já sugere o termo, seminários são sementes que, uma vez plantadas, podem dar origem a bons frutos. Aliás, é o que nossa prática vem nos mostrando ao longo do tempo.

Os interessados podem escolher um ou mais dos seminários ofertados. Lembramos que frequentar um seminário significa participar oficialmente da EFBH/iepsi . Essa formalização é feita mediante a contribuição de 140,00 reais por semestre, independente do número de seminários a serem frequentados.

Psicanálise: da teoria à clínica

Este seminário se destina a pessoas que estão iniciando sua formação em psicanálise. O objetivo é introduzir a trama dos conceitos freudianos: inconsciente, recalcamento, formações do inconsciente, pulsão, transferência e final de análise, tomando como referência a letra de Freud, iluminada pelas contribuições de Lacan. O estudo dos conceitos será permeado por questões clínicas e análises de casos apresentados por Freud e outros autores

Público alvo: pessoas que já concluíram a graduação, independentemente do curso.

Seleção:os interessados devem passar por uma entrevista.

Horário: Quarta-feira – 19h às 20h30.

Início: 07 de agosto de 2019 – Termino: Junho de 2021.

Duração: dois anos (oito módulos).

Coordenação: Coordenação: Ida Amaral Brant Machado, Maria Auxiliadora Bahia, Suzana Márcia Dumont Braga, Yáskara Sotero Veado e Yolanda Mourão Meira.

Os interessados devem entrar em contato com Ida Amaral Brant Machado no telefone/ whatssap (031) 99664-9979 ou via email: escolafreudianabhiepsi@gmail.com.

Inscrições abertas.

Diagnóstico e processo psicanalítico

Diagnóstico em psicanálise é uma questão sempre presente para os psicanalistas. Se a psiquiatria fenomenológica busca as respostas através da compreensão e classificação dos sintomas, a psicanálise se desprende desses conceitos, buscando uma visão que extrapola o sintoma. Com esse intuito, faz-se necessário incluir o estar no mundo do sujeito, sua relação com o Outro e, fundamentalmente, com a castração. A partir dos casos clínicos de Freud e de conceitos lacanianos queremos pensar o diagnóstico e sua importância clínica desde as entrevistas iniciais, assim como na evolução do processo e no prognóstico.

Datas:Duração 1 ano e meio.

Horário: terças-feiras de 19h às 20h30.

Freqüência: Quinzenal.

Datas: Duração 1 ano e meio.

Início: 13/08/2019

Coordenadores: Nara França Chagas e Andrea Chagas Libanio de Freitas.

Interessados favor entrar em contato com as coordenadoras através dos telefones ou emails: andrea.libanio@gmail.com / (31) 3292-5152 / (31) 99737-0908 e narafc@msn.com / (31) 3292-8851 / (31) 99765-9787.

Intervenções na Clínica da Primeira Infância

Este seminário tem como foco a intervenção clínica com bebês e crianças na primeira infância, trabalho realizado por profissionais de diversas áreas.

Neste semestre, a proposta é um percurso por conceitos fundamentais da psicanálise, importante transmissão aos profissionais que trabalham na intervenção clínica multidisciplinar com bebês e seus pais.

Assim, vamos refletir as especificidades desta clínica com o alicerce da ética psicanalítica.

Público alvo: profissionais interessados no trabalho com bebês.

Coordenação: Érika Parlato e Rosely Gazire Melgaço.

Seminário mensal: sexta-feira, de agosto a novembro de 2019.

Datas: 16 de agosto; 27 de setembro; 25 de outubro; 08 de novembro.

Horário: 16hs às 19hs.

Inscrições: com a cordenadora- Rosely Gazire - Telefone (31) 3224-0656/email: roselygazire@gmail.com.

Psicanálise e Psicossomática: um encontro do sujeito com seu corpo

Existem pacientes que não se situam nem no tratamento médico convencional, nem na abordagem psicanalítica clássica e que apresentam sintomas denominados psicossomáticos. O sintoma psicossomático é um processo em que a questão subjetiva segue um caminho diferente, ou seja, ao invés do sintoma se apresentar como um enigma que demanda interpretação, ele se apresenta como expressão do corpo.

A proposta desse seminário é estudar, através da teoria e da prática clínica, as manifestações psicossomáticas ligadas ao psiquismo humano.

Público-alvo: Profissionais e estudantes interessados nas inter-relações Psicanálise e Psicossomática.

Data: Início: 06 de agosto de 2019.

Frequência: Quinzenal.

Horário: Ás terças feiras no horário de 14h às 15h30min.

Coordenadora: Heloísa Mamede Silva Gonzaga

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora Heloísa Mamede Silva Gonzaga através do telefone: (31) 999540432 ou email: hsgonzaga23@gmail.com .

Composições – Primeira Infância e Psicanálise

Módulo V – O que nos ensinam os bebês

A clínica com bebês reflete, com suas inscrições teóricas e práticas, um campo importante para os avanços da Psicanálise, uma vez que traz questões cruciais sobre a origem e seus desdobramentos na constituição do sujeito.

A proposta do seminário é percorrer estudos teóricos e clínicos de Françoise Dolto e outros autores que se dedicam ao tema, que consideram a criança e suas interações com seu entorno desde antes de seu nascimento.

Coordenação: Rosely Gazire Melgaço.

Seminário mensal: sexta-feira, de agosto a novembro de 2019.

Datas: 16 de agosto; 27 de setembro; 25 de outubro; 08 de novembro.

Horário: 11h30 às 13h.

Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenadora através do email: roselygazire@gmail.com ou telefone (31)3224-0656.

Curso: Primeiros Tempos do Bebê

Mesmo com todas as informações que circulam na atualidade, são muitos os equívocos e desconhecimentos sobre a constituição psíquica de um bebê que, aliás, inicia-se antes de seu nascimento. Tal constituição está entrelaçada com muitas competências do bebê do ponto de vista cognitivo, lingüístico e sensório-motor.

A proposta deste curso é percorrer estudos e práticas sobre este importante tema e, também, discorrer sobre sinais de sofrimento do bebê e de seus familiares, a partir de uma leitura psicanalítica.

Coordenadoras : Erika Parlato e Rosely Gazire Melgaço

Data: Início: 16 e 17 de agosto de 2019.

Carga horária: 15 horas

Seminários de Lacan

A proposta deste curso é de uma leitura sistematizada do texto Lacaniano, bem como a evolução de seus conceitos e o entrelaçamento na teoria freudiana.

A leitura e a inserção de Lacan no texto de Freud permitiu uma depuração, um avanço e uma formalização conceitual dos aspectos estruturais implicados na constituição do sujeito, como também a maior compreensão dos efeitos produzidos na sua vida mental. Estas formalizações também fizeram barra em certas leituras imaginarizadas do texto freudiano, que permitiram várias interpretações dos seus autores.

Estas formalizações também fizeram barra em certas leituras imaginarizadas do texto freudiano, que permitiram várias interpretações dos seus autores.

O objetivo desse seminário é acompanhar e desenrolar este trabalho conceitual de Lacan, naquilo que ele trouxe de inovação e avanço.

Duração: 3 anos

Início: Agosto de 2019

Periodicidade: Semanal (quintas-feiras à noite).

Coordenador: Maria Auxiliadora Bahia

Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenadora Maria Auxiliadora Bahia através do telefone: (31) 99773-9891