Formação Permanente

A EFBH/iepsi oferece seminários que são importantes na formação permanente em psicanálise.

Como já sugere o termo, seminários são sementes que, uma vez plantadas, podem dar origem a bons frutos. Aliás, é o que nossa prática vem nos mostrando ao longo do tempo.

Os interessados podem escolher um ou mais dos seminários ofertados. Lembramos que frequentar um seminário significa participar oficialmente da EFBH/iepsi . Essa formalização é feita mediante a contribuição de 140,00 reais por semestre, independente do número de seminários a serem frequentados.

Psicanálise da teoria à clínica

Ementa: Este seminário se destina a pessoas que estão iniciando sua formação em psicanálise. O objetivo é introduzir a trama dos conceitos freudianos: inconsciente, recalcamento, formações do inconsciente, pulsão, transferência e fantasia, tomando como referência a letra de Freud, iluminada pelas contribuições de Lacan. O estudo dos conceitos será permeado por questões clínicas e análises de casos apresentados por Freud e outros autores.

Público alvo: Pessoas que já concluíram a graduação, independentemente do curso.

Seleção: Currículo Vitae e duas entrevistas com membros da Escola Freudiana/iepsi.

Período de seleção: A partir de Novembro de 2020.

Periodicidade: Semanal.

Inicio: 01/02/2021

Término: dezembro de 2022.

Duração: 2 anos (10 módulos).

Horário: Segunda-feira de 20h30 às 22h00.

Coordenadoras: Ida Amaral Brant Machado, Maria Auxiliadora Bahia, Suzana Márcia Dumont Braga, Yáskara Sotero Veado e Yolanda Mourão Meira.

Contato: Os interessados devem entrar em contato com Ida Amaral Brant Machado através do telefone (031) 99664-9979 (por ligação ou Whatsapp) ou via e-mail:

escolafreudianabhiepsi@gmail.com

Inscrições abertas.

Processo psicanalítico: da entrada ao final

Ementa: Abordaremos o processo psicanalítico a partir da entrada em análise até o seu final,  incluindo aspectos fundamentais como a transferência, interpretação, lugar do analista, repetição e impasses da clínica.


Datas: reinício fevereiro 2021

Quinzenal, duração 1 ano e meio (inicialmente em 2021 ,via Zoom) já em andamento finalizando ao fim de 2021

Horário : Quintas-feiras de 8 às 9:30

Coordenadores:   

Andrea Chagas Libanio de Freitas

andrea.libanio@gmail.com

Tel: (31) 99737-0908

Nara França Chagas

narafc@msn.com

Tel: (31) 99765-9787 

Contato:  Direto com os coordenadores (vagas limitadas)

 

Diagnóstico e processo psicanalítico

Ementa: Diagnóstico em psicanálise é uma questão sempre presente para os psicanalistas. Se a psiquiatria fenomenológica busca as respostas através da compreensão e classificação dos sintomas, a psicanálise se desprende desses conceitos, buscando uma visão que extrapola o sintoma. Com esse intuito, faz-se necessário incluir o estar no mundo do sujeito, sua relação com o Outro e, fundamentalmente , com a castração. A partir dos casos clínicos de Freud e de conceitos lacanianos queremos pensar o diagnóstico e sua importância clínica desde as entrevistas iniciais , assim como na evolução do processo e no prognóstico.


Datas: Duração 1 ano e meio
Início : 9 de fevereiro de 2021 (Inicialmente via Zoom)
Horário: Quinzenal , terças-feiras de 19 hs às 20:30 hs

Coordenação:

Nara França Chagas

narafc@msn.com
Tel: (31) 3292-8851
Cel: (31) 99765-9787

Andrea Chagas Libanio de Freitas

andrea.libanio@gmail.com
Tel: (31) 3292-5152
Cel: (31) 99737-0908
Os interessados devem entrar em contato com a(s) coordenadora(s).

Composições da Primeira Infância - Seminário on-line

Ementa : O trabalho na clínica com bebês e crianças na primeira infância implica um olhar, uma escuta de suas subjetividades, bem como de seus pais e/ou cuidadores.

As Composições realizadas nesse tempo de constituição psíquica são fundamentais.

Nós profissionais, interessados nesse campo de trabalho, além de acompanharmos os pilares construídos pelas crianças, também temos que realizar nossas composições de estudos e práticas.

A proposta desse seminário é percorrer textos /experiências clínicas da psicanalista Françoise Dolto, por considerarmos uma escrita de grande valor para todos os profissionais que se interessam pela psicanálise, independente da área de atuação.

Periodicidade : mensal

Datas : 19 março 2021; 16 abril 2021; 21 maio 2021; 18 junho 2021; 2 julho 2021

Início : 19 de março /2021

Dia/Horário : sexta-feira de 11h às 13h

Duração : 1º semestre 2021

On line pela plataforma Zoom vinculada a EFBH/iepsi

Coordenação : Rosely Gazire Melgaço

roselygazire@gmail.com

Tel: (31) 988631078

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora para se inscrever.

Mini curso 2021

Adolescência; O despertar e sua escrita , vertente da escrita DE adolescentes

Ementa: Para investigar as escritas da passagem adolescente na literatura, articulando com as dimensões do Imaginário, Simbólico e Real, desdobramos o tema em três vertentes: escritos PARA adolescentes, escritos DE adolescentes, escritos SOBRE adolescência. Ainda que os três registros estejam presentes nas três vertentes, cada uma delas toca mais de perto, respectivamente, os registros do Imaginário, Real e Simbólico.


Neste módulo, vamos estudar a vertente dos escritos DE adolescentes. Aqui, a dimensão do Real se faz mais presente com a pergunta sobre o ponto a partir do qual os jovens são impelidos a escrever. Articulado a literatura, estudaremos as referências de Freud, Lacan e outros autores sobre o tema.


Duração : um semestre
Periodicidade : mensal
Início : 26/03/21
Datas : 26/Março; 23/Abril;28/Maio; 25/junho
Horário: 11 às 12:30

Por enquanto, On line pela plataforma Zoom vinculada a EFBH/iepsi
Coordenação: Thereza Christina Bruzzi ( therezabruzzi@gmail.com) (31)3286- 0016

Os interessados devem entrar em contato com a(s) coordenadora(s).

 

Seminário: Ato e laços-seminário a partir dos restos

Ementa: Este seminário (grupo de estudos ) acontece a partir de questões suscitadas pelos seminários sobre adolescência coordenados por Thereza Christina Bruzzi.
Ele é aberto àqueles que, tendo feito os seminários sobre a adolescência, desejam avançar os estudos a partir dos restos teórico –clínicos provocados pelos seminários anteriores.

Periodicidade: mensal, toda segunda quinta feira do mês (exceto em dias de feriado)

Datas:11 Março, 08 Abril , 13 Maio, 10 Junho
Início:11 Março
Dia /Horário:  11:00  às 12:30

Coordenação: Thereza  Christina Bruzzi ( therezabruzzi@gmail.com).

 

Seminário: Neurose Obsessiva

Ementa: Objetivo do seminário é, a partir da leitura em Freud e Lacan, buscar uma delimitação da estrutura do neurótico obsessivo, com uma articulação clínica em relação ao diagnóstico e à direção do tratamento.


Iniciaremos com Freud apontando a distinção entre a obsessão, histeria e psicose e, a seguir, a diferença entre a obsessão, a fobia e a histeria. Privilegiaremos a leitura do “Homem dos Ratos”, caso clínico descrito por Freud “de onde provém tudo que sabemos da neurose obsessiva”.


A partir de Lacan trataremos os elementos que distinguem a estrutura do obsessivo: a “questão do obsessivo” (estou vivo, estou morto), a fantasia do obsessivo, o seu desejo impossível e as suas estratégias para lidar com o real.

Duração: um ano e meio
Horário: terças-feiras de 19:00 às 20:30 (quinzenal)
Início: 02/ março/21 (inicialmente via Zoom)

Coordenação:  Yolanda Mourão Meira
 yolandamouraomeira@gmail.com
(31) 3199992-4374

Interessados favor entrar em contato com as coordenadoras.

Seminários de Lacan

A programação do seminário dos estudos de Lacan continua em andamento. Para aqueles que queiram ingressar no curso, mesmo tendo sido iniciado, podem entrar em contato com a coordenação.
Às quintas-feiras está sendo concluída a leitura do seminário 1 de Lacan ; Os escritos técnicos de Freud e daremos início ao seminário 2; o eu na teoria de Freud
Às terças-feiras está sendo concluída a leitura do seminário 2 de Lacan;O eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise e iniciaremos o seminário 3: psicoses.
A proposta desse curso é de um estudo sistematizado do texto lacaniano bem como a evolução de seus conceitos e entrelaçamento na teoria freudiana.
A leitura e a inserção de Lacan no texto de Freud permitiu uma depuração, um avanço e uma formalização conceitual dos aspectos estruturais implicados na constituição do sujeito como também a maior compreensão dos efeitos produzidos na sua vida mental. Essas formalizações também fizeram barra em certas leituras imaginarizadas do texto freudiano que permitiram várias interpretações por parte desses autores.
O objetivo desse seminário é o trabalho conceitual de Lacan naquilo que ele trouxe de inovação e avanço.

Periodicidade: semanal
Quintas-feiras de 20:00 às 22:00
Início:04/02/2021
Duração: 3 anos

Terças-feiras de 8:00 às 10:00
Periodicidade: semanal
Início:02/02/2021
Duração: 3 anos

 

Coordenação: 

 

Maria Auxiliadora Bahia ( auxiliadorabahiabh@gmail.com - 31- 997739891) 

Ana Lúcia Bahia ( anabahiabh@gmail.com  -  31- 999710507)

 

 

Espaço iepsi: Psicanálise com crianças, adolescentes e famílias.

Coordenação:


Thereza Christina Bruzzi


Yolanda Mourão Meira


A EFBH/iepsi traz, desde sua criação, a marca da prática clínica com crianças, adolescentes e famílias. A criação deste espaço é uma forma de recuperar algo de nossa verdade histórica, dando um tratamento a isso de onde advém essa escola.
Horário: de 14:30 às 15:30
Datas: 05 Março; 9 Abril; 7 Maio; 11Junho (toda primeira sexta do mês, exceto quando houver feriados) Por enquanto via Zoom, vinculado a EFBH/iepsi.


Proposta para primeiro semestre 2021:


Iniciaremos os estudos sobre Família desdobrados a partir das discussões sobre a Adolescência, ao longo de 2019/20. Para começar tomaremos como direção o livro O Porão da família: ensaios de psicanálise (Yolanda Mourão Meira org.) 2ª ed. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2018.
Participantes: O Espaço- iepsi é aberto aos Membros da EFBH/iepsi; e Participantes do Espaço de estudo e transmissão da EFHB/iepsi e que estejam frequentando Seminários na EFBH/iepsi, mediante inscrição com as coordenadoras.


Inscrições com:
Thereza Christina Bruzzi (3286-0016; therezabruzzi@gmail.com)
Yolanda Mourão Meira (3223-0270; yolandamouraomeira@gmail.com)


Coordenação:
Thereza Christina Bruzzi
Yolanda Mourão Meira
A EFBH/iepsi traz, desde sua criação, a marca da prática clínica com crianças, adolescentes e famílias. A criação deste espaço é uma forma de recuperar algo de nossa verdade histórica, dando um tratamento a isso de onde advém essa escola.
Horário: de 14:30 às 15:30
Datas: 05 Março; 9 Abril; 7 Maio; 11Junho (toda primeira sexta do mês, exceto quando houver feriados) Por enquanto via Zoom, vinculado a EFBH/iepsi.
Proposta para primeiro semestre 2021:
Iniciaremos os estudos sobre Família desdobrados a partir das discussões sobre a Adolescência, ao longo de 2019/20. Para começar tomaremos como direção o livro O Porão da família: ensaios de psicanálise (Yolanda Mourão Meira org.) 2ª ed. Belo Horizonte: Artesã Editora, 2018.


Participantes: O Espaço- iepsi é aberto aos Membros da EFBH/iepsi; e Participantes do Espaço de estudo e transmissão da EFHB/iepsi e que estejam frequentando Seminários na EFBH/iepsi, mediante inscrição com as coordenadoras.
Inscrições com:


Thereza Christina Bruzzi (3286-0016; therezabruzzi@gmail.com)
Yolanda Mourão Meira (3223-0270; yolandamouraomeira@gmail.com)