Seminários

A EFBH/iepsi oferece seminários que são importantes na formação permanente em psicanálise.

Como já sugere o termo, seminários são sementes que, uma vez plantadas, podem dar origem a bons frutos. Aliás, é o que nossa prática vem nos mostrando ao longo do tempo.

Os interessados podem escolher um ou mais dos seminários ofertados. Lembramos que frequentar um seminário significa participar oficialmente da EFBH/iepsi . Essa formalização é feita mediante a contribuição de 140,00 reais por semestre, independente do número de seminários a serem frequentados.

Psicanálise: da teoria à clínica

Este seminário se destina a pessoas que estão iniciando sua formação em psicanálise. O objetivo é introduzir a trama dos conceitos freudianos. Inconsciente, recalcamento, formações do inconsciente, pulsão, transferência e final de análise, tomando como referência a letra de Freud, iluminada pelas contribuições de Lacan. O estudo dos conceitos será permeado por questões clínicas e estudos de casos apresentados por Freud e outros autores.

Público alvo: pessoas que estão cursando a graduação ou que já concluíram.

Seleção:os interessados devem passar por uma entrevista.

Local:Av.: Prudente de Morais, 287 – sala 802/803, Santo Agostinho – Belo Horizonte.

Horário: Segunda-feira – 20h às 21h30.

Início: 18 de Fevereiro de 2019 – Termino: Dezembro de 2020.

Duração: dois anos (oito módulos).

Coordenação: Ida Amaral Brant Machado, Maria Auxiliadora Bahia, Suzana Márcia Dummont, Yáskara Sotero Veado e Yolanda Mourão Meira.

Os interessados devem entrar em contato com Ida Amaral Brant Machado no telefone/ whatssap (031) 99664-9979 ou via email: escolafreudianabhiepsi@gmail.com.

Intervenções na Clínica da Primeira Infância

Ementa: Este seminário tem como foco a intervenção clínica com bebês e crianças na primeira infância, trabalho realizado por profissionais de diversas áreas.

Neste semestre, a proposta é um percurso por conceitos fundamentais da psicanálise, uma transmissão importante aos profissionais que trabalham na intervenção clínica multidisciplinar com bebês e seus pais.

Assim, vamos refletir sobre o alicerce da ética psicanalítica nas especificidades de cada clínica.

Público alvo: profissionais interessados no trabalho com bebês.

Horário: sextas-feiras das 16hs às 19hs.

Freqüência: Mensal.

Datas: 22 de março; 26 de abril; 24 de maio; 14 de junho.

Coordenação: Érika Parlato e Rosely Gazire Melgaço.

Inscrições: na EFBH/iepsi- tel (31) 32967544 / e-mail escolafreudianabhiepsi@gmail.com; ou com a coordenadora- Rosely Gazire - Telefone (31)3224-0656/ email : roselygazire@gmail.com.

Diagnóstico e processo psicanalítico

Ementa: Diagnóstico em psicanálise é uma questão sempre presente para os psicanalistas. Se a psiquiatria fenomenológica busca as respostas através da compreensão e classificação dos sintomas, a psicanálise se desprende desses conceitos, buscando uma visão que extrapola o sintoma. Com esse intuito, faz-se necessário incluir o estar no mundo do sujeito, sua relação com o Outro e, fundamentalmente , com a castração. A partir dos casos clínicos de Freud e de conceitos lacanianos queremos pensar o diagnóstico e sua importância clínica desde as entrevistas iniciais , assim como na evolução do processo e no prognóstico.

Horário: terças-feiras de 19h às 20h30.

Frequência: Quinzenal

Datas: Duração 1 ano e meio (março de 2019 a junho de 2020).

Início: 12/03/2019

Coordenação: Nara França Chagas e Andrea Chagas Libanio de Freitas.

Interessados favor entrar em contato com as coordenadoras através dos telefones ou emails: andrea.libanio@gmail.com (31) 3292-5152 / (31) 99737-0908 e narafc@msn.com (31) 3292-8851 / (31) 99765-9787.

A Prática Clínica e a Teoria

Ementa: Freud afirma que “a vida é verde e a teoria é cinza.”. Essa frase, no exercício da escuta clínica, adquire todo o vigor. A proposta deste seminário é fazer uma ponte entre as questões decorrentes da prática com a teoria, algo que é visto como uma dificuldade para quem inicia atendimentos em psicanálise. Para alcançar este objetivo iremos estudar casos de Freud e, principalmente, trabalhar a partir de fragmentos de casos clínicos dos participantes do seminário. Os textos serão estudados a partir das questões decorrentes dos impasses apresentados.

Horário: quintas-feiras, de 19h30 às 21h.

Freqüência: Quinzenal

Inicio – 21/02/2019

Coordenadora: Suzana Márcia Dumont Braga e alguns convidados ocasionais.

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora, através do telefone: 994499998 ou por email: subraga77@gmail.com .

Psicanálise e Religião

Ementa: A relação entre psicanálise e religião é um tema bastante instigante. Freud, em sua construção da psicanálise, ao propor teorias sobre a constituição do sujeito do inconsciente e, o modo como o sujeito se relaciona no campo social, abre um caminho para um amplo debate entre esses dois campos: psicanálise e religião. Ao longo do seminário, serão percorridos textos em que Freud relaciona a religião, a civilização e a moralidade como advindas do complexo paterno e do sentimento de desamparo infantil. Veremos também que Lacan considera a religião indestrutível e, em seu ensino, aproximou a psicanálise da religião a partir de outra vertente, dando origem a diálogos muito interessantes. Convidamos os interessados a caminhar e debater conosco nas trilhas da psicanálise em seu o seu encontro com a religiosidade.

Convidamos os interessados a caminhar e debater conosco nas trilhas da psicanálise em seu o seu encontro com a religiosidade.

Horário: Terças feiras, de 14h às 16h

Freqüência: Quinzenal.

Início: 12 de março de 2019.

Os interessados deverão entrar em contato com a coordenadora.

Coordenador: Heloísa Mamede Silva Gonzaga

Os interessados devem entrar em contato com a coordenadora, através do telefone: (31) 999540432 ou por email: hsgonzaga23@gmail.com

Composições – Primeira Infância e Psicanálise

Módulo IV – O que nos ensinam os bebês

Ementa: A clínica com bebês reflete, com suas inscrições teóricas e prática clínica, um campo muito importante para os avanços da Psicanálise. Estamos em um cenário na atualidade que traz questionamentos cruciais sobre a origem e seus desdobramentos na vida de uma criança.

A proposta do seminário é percorrer estudos teóricos e clínicos de autores que se dedicam ao tema, que consideram a criança e suas interações com seu entorno desde antes de seu nascimento.

Público alvo: profissionais interessados no trabalho com bebês em Psicanálise.

Horário: 11h30 às 13h.

Frequência: Mensal, às sextas-feiras, de março a junho de 2019.

Datas: 22 de março; 26 de abril; 24 de maio; 14 de junho

Coordenação: Rosely Gazire Melgaço.

Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenadora através do email: roselygazire@gmail.com ou telefone (31)3224-0656.

Adolescência(en) Cena aos Sábados

Freud, em artigo sobre os Tipos psicopáticos no palco (1942[1905-06]) faz analogia do brincar da criança com a encenação do teatro para o espectador adulto: em ambos trata de considerar que tudo não passa de um jogo.

O tema da encenação tem função destacada na vida dos jovens e indica uma passagem do brincar para o fantasiar: os jovens põem-se em cena, fazem cena, encenam suas fantasias frente ao segundo despertar sexual, encontro com o real do sexo.

Trata-se na adolescência de uma encruzilhada em que o real pubertário desestabiliza as identificações simbólicas e imaginárias, a pergunta sobre o desejo do Outro retorna fazendo vacilar a fantasia. O eixo temático do seminário privilegiará a discussão de filmes que encenam respostas sintomáticas dos jovens ao segundo despertar sexual.

O seminário consta de quatro encontros, com a discussão de um filme por encontro.

Freqüência: Mensal, aos sábados de março a junho de 2019.

Horário: Sábados, de 10:30 às 12:00.

Datas:

Março (23), Juno - Juno, Jason Retman, 2007.

Abril (27), A Onda- Die Welle, Dennis Gansel, 2008.

Maio (25), Aos 13 - Thirteen, Catherine Hardwick, 2003.

Junho (15), filme a ser indicado.

Coordenadora: Thereza Christina Bruzzi Curi

Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenadora através do email: therezabruzzi@gmail.com ou telefone 3286-0016.

Seminários de Lacan

Ementa: A proposta deste curso é de uma leitura sistematizada do texto Lacaniano, bem como a evolução de seus conceitos e o entrelaçamento na teoria freudiana.

A leitura e a inserção de Lacan no texto de Freud permitiu uma depuração, um avanço e uma formalização conceitual dos aspectos estruturais implicados na constituição do sujeito, como também a maior compreensão dos efeitos aí produzidos na vida mental do sujeito

Estas formalizações também fizeram barra em certas leituras imaginarizadas do texto freudiano, que permitiram várias interpretações dos seus autores.

O objetivo desse seminário é acompanhar e desenrolar deste trabalho conceitual de Lacan, naquilo que ele trouxe de inovação e avanço.

Duração: 3 anos – Início Março de 2019.

Horário: À combinar.

Coordenador: Maria Auxiliadora Bahia

Os interessados devem entrar em contato direto com a coordenadora através do telefone: (31) 99773-9891